quarta-feira, 13 de março de 2013

Amamentação


 A primeira vez que amamentei , foi um sensação maravilhosa , sentia cocegas e chorava pois era o meu sonho . Mas a parti do terceiro dia se tornou um pesadelo , o bico do meu peito feriu , sangrava e sempre que ele pegava no peito era um horror eu chorava e torcia pra que acabasse logo . Eu ficava sem camisa em casa com apenas um pano na frente dos seios . Na maternidade a medica me ensinou a molhar com o próprio leite e tomar banho de sol , se resolveu com você , não resolveu comigo e cada dia era um horror . 
Depois de 15 dias eu pedi pra que minha mãe comprasse um bico de silicone , usei . Mas ainda assim sentia uma dor enorme e só podia amamentar de um lado só , pois o outro peito o bico tinha sido rancado rs!
O uso do bico de silicone facilitou as mamadas a parti do terceiro dia e com o uso da pomada " MILLAR " , após um mês e quinze dias amamentar se tornou um hobby . Hoje amamento meu filho todo o tempo e não sinto mais nada , o bico de silicone ajudou a forma o bico que tinha sido rancado , e facilitou demais minha vida .
Confesso que tinha vergonha de amamentar na rua com todos olhando aquele bico de plastico , afinal nem todos sabiam o motivo do uso . Conheço duas pomadas otimas para este problema : Millar &  Lansinoh .
Outra coisa que ajuda bastante é ter certeza de que o bebê esta pegando no bico do peito da forma correta .


Dicas para ajudá-la

  • Apoie a palma da mão atrás do ombro do bebê e o dedo indicador e o polegar atrás das orelhinhas dele; outra possibilidade é apoiar a cabeça do bebê na sua mão inteira e fazer um pouco de pressão com a parte inferior da mão; você ainda por usar seu antebraço como suporte para os ombros do bebê. Só apoie a cabecinha, não a pressione contra o peito. Assim o bebê tem liberdade de afastar o nariz se se sentir sufocado. Sim, ele é capaz de fazer isso sozinho!
  • Deixe a boca do bebê tocar levemente seu mamilo, de preferência já molhadinho de leite, porque o reflexo de "abrir o bocão" é imediato. A criança encontra o seio principalmente pelo tato, não pela visão ou pelo cheiro -- embora esses outros sentidos tenham alguma influência.
  • Acomode seu filho ao perceber que a boca dele começou a se abrir -- não espere até que esteja completamente aberta --, para que ele consiga abocanhar uma boa parte da mama.
  • Prepare-se para o momento em que o bebê abrir a boca segurando seu seio com a mão em forma de C, mas segurando bem longe do mamilo. Assim você ajuda a enfiar o peito na boca dele.
  • Se você sentir que seu peito está muito duro, faça antes uma massagem para que fique mais fácil para o bebê abocanhar o peito.
  • Preste atenção no lábio inferior da criança, não na parte de cima. O importante é que essa região da boca esteja o mais distante possível da base do mamilo, assim o queixo dele pressionará um pouco sua mama e, naturalmente, o mamilo abaixará um pouco e será coberto pelo lábio superior. A parte escura do peito fica mais visível em cima da boca do bebê do que embaixo.
  • Se você estiver apoiando seu seio com a mão, mantenha-a o mais longe do mamilo que conseguir -- de preferência na área das costelas. Uma vez que o seio esteja bem ajustado, movimente apenas o bebê. Quando vocês dois estiverem acomodados, não é mais necessário segurar o peito.
  • Não se preocupe em apertar o peito para liberar o narizinho do bebê. Desde pequenininho, seu filho tem capacidade de se ajustar para conseguir mamar e respirar bem ao mesmo tempo. Apenas apoie a cabecinha dele de modo que ele tenha liberdade para se movimentar e liberar o nariz


Nenhum comentário:

Postar um comentário